DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Práticas
pedagógicas adequadas ao trabalho pedagógico com o estudante que apresenta
dificuldade proveniente de DI.
DIFICULDADES PROVENIENTE DE DI
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
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ÁREA
MOTORA
- Dificuldade
locomoção
- Dificuldade
manipulação
- Motora Fina e Grossa
- Falta
de equilíbrio
- Problemas de Coordenação
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- Manusear objetos de formas e
tamanhos variados, transferindo de uma mão a outra; sustentar
simultaneamente um objeto em cada mão;
- Manusear potes e ou objetos
que tenham tampa, como rosca, abrir, fechar, apertar, zíper, velcro,
alinhavo, por e tirar.
- Atividades com potes de
encaixe, aramados, ábacos de encaixe com diferentes tamanhos e
espessaras.
- Atividades físicas e de
coordenação como sentar com e sem apoio das mãos, rolar, agachar,
engatinhar, passar por baixo, dentro e por cima de obstáculos, ficar em
pé e agachar sem auxílio, subir e descer de cadeiras, assentos e escadas
sem auxílio
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ÁREA COGNITIVA
- Apresenta
dificuldades de aprendizagem de conceitos abstratos
- Focar
a atenção,
- Capacidade
de memorização
- Resolução de problemas, na
generalização)
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- trabalhar
com rotina, jogos de memória.
- Procurar objetos ou pessoas
escondidas, identificar familiares, brinquedos favoritos (fotos, fichas
com gravuras e o próprio objeto);
- jogo de memória
- caixa de estimulação,
- brinquedos sonoros,
- trabalho com histórias e
livros infantis,
- atividades com fantoches.
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ÁREA DA COMUNICAÇÃO
- dificuldades de
comunicação, acarretando uma maior dificuldades em suas relações
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- produzir sons para que a
criança possa seguir, imitar, identificar;
- cantar músicas infantis com
gestos;
- trabalhar historia infantis
com imagens e imitações dos sons dos personagens;
- brinquedos e instrumentos
sonoros;
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ÁREA SOCIO-EDUCACIONAL
- idade mental e cronológica
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- Faz-se necessário juntar
esses alunos com alunos da mesma idade cronológica, para aprenderem os
comportamentos, valores e atitudes apropriados a suas idades.
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Ressaltamos que é muito importante que o
professor desenvolva atividades que integre o material concreto definindo
antecipadamente os objetivos a serem cumpridos e metas a alcançar,
estabelecendo vínculos com o contexto social dos alunos. Trata-se de criar
condições de aprendizagem que permitam a inserção dos conceitos em situações
nas quais os alunos tenham maiores condições de compreender o sentido do saber.
Dessa forma a
utilização do jogo como recurso pedagógico pode contribuir para o aumento das
possibilidades de aprendizagem do estudante com deficiência intelectual, e
através desse recurso, poderá vivenciar corporalmente as situações de ensino
aprendizagem, exercendo sua criatividade e expressividade, interagindo com outros
estudantes, exercendo a cooperação e aprendendo em grupo, assim os jogos se
apresentam como a melhor forma de conduzir os estudantes à realização de uma
atividade, além de manterem relações profundas com as mesmas, ajudando-as a
viver e a crescer nas relações sociais.
Fonte: FALCONI, Eliane Regina Moreno; SILVA, Natalie Aparecida Sturaro, 2013 (Adaptado Gomes e Moreira, 2016)
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